Líder deve aproveitar festa de confraternização para socializar

Durante a confraternização da empresa, líderes devem evitar assuntos que envolvam trabalho, fazer críticas ou falar de metas.

Por Gladys Ferraz Magalhães, InfoMoney
Festa de confraternização: um bom momento para investir nos profissionais.
Como transformar a festa de confraternização em um momento de capacitação?
Dicas auxiliam a evitar problemas nas festas de confraternização
Orçamento: pensar na confraternização de Natal o quanto antes evita prejuízo!

O fim de ano se aproxima e traz com ele diversas comemorações, dentre elas, a festa de confraternização da empresa. O momento, ao contrário do que pode pensar alguns, não é uma perda de tempo e deve ser aproveitado pelo líder para socializar.

“O líder tem de lembrar que ele é um exemplo e precisa comparecer e prestigiar a empresa”, ressalta a consultora de etiqueta corporativa, Renata Mello.

Nada de trabalho
De acordo com a coordenadora de consultoria da Ricardo Xavier Recursos Humanos, Veridiana Germano, o líder pode aproveitar o momento para motivar de forma indireta a equipe. Para isso, diz ela, o superior não deve se isolar ou ficar junto apenas de pessoas com cargos semelhantes ao seu. “O líder deve se aproximar da equipe, sentar junto por um momento e ser agradável”, diz.

Renata concorda e acrescenta: “É um momento que ele tem para se mostrar mais descontraído e simpático, além de poder conhecer melhor os subordinados”.

Por outro lado, alertam as especialistas, durante a confraternização da empresa, os líderes devem evitar assuntos que envolvam trabalho, como fazer críticas ou comentar sobre metas.

Dicas gerais
Independentemente se líder ou não, na hora de ir à festa da empresa, algumas regras são válidas para todos os profissionais. Por isso, é importante seguir algumas regrinhas:

* Evite exageros: procure não beber ou comer demais, apesar de ser uma festa de confraternização, colegas e superiores sempre estão prestando atenção no comportamento;

* Modere a linguagem: não use palavrões, evite gírias e procure não falar mal de outras pessoas;

* Preste atenção à vestimenta: não é adequado ir muito formal, mas é preciso usar o bom senso. Mulheres, por exemplo, devem evitar transparências, decotes profundos e saias curtas;

Por fim, lembre-se: a festa da empresa não é lugar para brincadeiras inadequadas e muito menos para paquera.

About the author

O B.I. International é a mais global das escolas de negócios do Brasil e parceira de business schools nos EUA, Ásia e Oceania, referências mundiais em suas áreas de conhecimento e faz parte da B.I. Foundation que, há 20 anos, gerencia e contribui para a formação de mais de 30 mil empresários, executivos e profissionais liberais no Brasil e proporcionou, a mais de 5 mil alunos, formação no exterior.

Leave a Comment

Comment (required)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Name
Email